13 mil tablets entregues pelo Estado em 2022 revolucionaram trabalho dos agentes de saúde | Giro de Notícia

13 mil tablets entregues pelo Estado em 2022 revolucionaram trabalho dos agentes de saúde

banner principal
13 mil tablets entregues pelo Estado em 2022 revolucionaram trabalho dos agentes de saúde Foto: Alessandro Vieira/SESA

Todos os dias da semana, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da Unidade da Saúde da Família (USF) Jardim Karla, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, fazem, em média, dez visitas às casas das pessoas para registro domiciliar, acompanhamento dos integrantes das famílias e coleta de dados. Há dois anos esse trabalho era realizado manualmente, sem o uso de tecnologia e o processo era bem mais demorado.

Em 2022 essa realidade mudou, após o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ter repassado aos municípios recursos para compra de mais de 13 mil tablets, a fim de se adaptar às novas tecnologias e agilizar o processo de verificação dos dados.

FACILIDADE – A utilização do aparelho aumentou a velocidade de compartilhamento de informação com o restante da equipe e a redução no tempo de cadastramento, manutenção e atualização dos cadastros da população de cada território.

Durante as visitas os profissionais utilizam tablets para registrar diversas informações sobre as famílias e indivíduos atendidos em suas áreas de atuação. Os dados coletados variam conforme o sistema utilizado de cada município, mas geralmente incluem dados pessoais e familiares, situação socioeconômica, histórico de saúde e doenças crônicas, acompanhamento de gestantes e crianças, dentre outros assuntos da saúde.

INTEGRAÇÃO DE DADOS – O processo de trabalho dos agentes comunitários na integração das ações de Atenção e Vigilância em Saúde auxilia na qualificação das informações da população. Além disso, no momento da visita domiciliar é possível obter a localização geográfica de cada agente, via GPS, facilitando o mapeamento dos pontos de cobertura das equipes.

FORTALECIMENTO – No ano passado, a Sesa também liberou um incentivo financeiro de R$ 8,2 milhões para aquisição de tablets para os Agentes de Combate a Endemias como material de apoio para execução de ações de Vigilância em Saúde nos municípios. A ação é destinada à prevenção e promoção da saúde no combate às doenças endêmicas no Paraná. Até agora 245 municípios aderiram a esta linha de financiamento.

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS