Docente da Unespar é homenageada por incentivo à cultura
A ex-vereadora e docente da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, Maria Dolores Barrionuevo, foi homenageada pela Prefeitura Municipal por incentivar a cultura da cidade, por meio da criação do Projeto de Lei de Incentivo Fiscal à Cultura – Modalidade Fundo Especial de Promoção das Atividades Culturais (FEPAC), enquanto vereadora, na gestão 1997 a 2000.
Recentemente, a docente recebeu um certificado de agradecimento, proposto pelo artista plástico Antonio Mario Soares da Silva e assinado pelo prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, e pelo presidente da Fundação Cultural do município, Roberto Cardoso.
Mas a homenagem vai além. Brevemente, Maria Dolores, denominada “patrona da cultura”, terá um busto talhado em madeira que ficará exposto como quadro na Fundação Cultural de Campo Mourão, junto com outras personalidades que fizeram a diferença para melhorar algum aspecto da cidade.
“Lole” Barrionuevo, como é conhecida, foi autora da Lei Nº 1103, de 20 de fevereiro de 1998, que já beneficiou mais de 500 profissionais de diversas áreas, enquanto conselho, projetos, planos e/ou fundos.
Segundo Maria Dolores, o objetivo do projeto é desenvolver uma política pública de cultura em Campo Mourão, por meio do subsídio financeiro a projetos das áreas de música e canto, dança, teatro, circo, folclore, tradições, artesanato, literatura, biblioteconomia, acervo, patrimônio histórico e cultural, museus e centros culturais, pesquisa e/ documentação e preservação de bens culturais e artísticos.