Umuarama e região recebem 7 novos delegados para preencher déficit na Polícia Civil
O delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama, Gabriel Menezes, apresentou no início da tarde desta segunda-feira (2) sete novos delegados e mais cinco investigadores que vão assumir em comarcas da jurisdição. Em algumas delas, haverá o remanejamento de profissionais; em outras, o tão esperado reforço.
Os novos delegados foram designados para as comarcas de Cruzeiro do Oeste, Iporã, Icaraíma, Pérola e Goioerê. Umuarama, por sua vez, recebeu o reforço de um delegado operacional e um delegada para a Central de Flagrantes e plantões. Além disso, o delegado adjunto Adailton Ribeiro Junior, que acumulava a função como delegado de Alto Piquiri, agora ficará exclusivamente na sede da 7ª SDP.
O novo delegado operacional de Umuarama é daqui mesmo da região. Leonardo Rodrigues Martinez, 29 anos, é natural de Cruzeiro do Oeste. Ele ingressou na Polícia Militar aos 21 anos, na área do 7º Batalhão, e agora integra os quadros da Polícia Civil em uma delegacia de grande visibilidade no Estado.
Os delegados são nomeados após aprovação em concorridos concursos públicos abertos pelos Estados e que atraem candidatos de todo o Brasil. Isso explica a variações de sotaques entre os profissionais. Um dos pré-requisitos para a admissão na carreira é a formação em Direito. Os aprovados no concurso são submetidos à Escola da Polícia Civil. A do Paraná está entre as melhores do mundo.
Dos cinco investigadores, dois irão atuar em Cruzeiro do Oeste, dois em Alto Piquiri e um em Goioerê. “Isso soma muito para nós. É um apoio considerável para o nosso efetivo, não só para a 7ª SDP, mas para toda a Polícia Civil do Paraná, que vinha há bastante tempo sobrecarregada”, disse Gabriel Menezes.
Emanuel Silva Moura, 28 anos, assume em Pérola. Ele é natural do Recife (Pernambuco) e antes da aprovação no concurso da PC atuava como assessor do Ministério Público na área criminal.
Felipe Martins, 42 anos, foi policial civil no Rio de Janeiro, sua terra natal, por oito anos anos. Também atuou como delegado no Acre, por 1 ano e oito meses. Agora assume em Iporã.
Kelly Brasil, Tocantins, 35 anos, vai para Icaraíma, que na entrevista chamou de “terra abençoada”. Disse que sempre foi um sonho ser delegada de polícia. Já atuou como assessora de defensor público.
Karoline Bischoff, 30 anos, é natural de Londrina, onde atuou como escrivã da Polícia Civil. Depois do concurso e da preparação na Escola da Polícia Civil do Paraná, considerada uma das melhores do país, assumirá como delegada em Cruzeiro do Oeste.
Janaína Mariana Garcia, 27 anos, vem de Divinópolis, em Minas Gerais, e assume na Delegacia de Goioerê.
Leonardo Rodrigues Martinez, 29 anos, é natural de Cruzeiro do Oeste, é passa a ser o novo delegado operacional de Umuarama. Ingressou na Polícia Militar aos 21 anos e agora integra os quadros da Polícia Civil em uma delegacia de grande visibilidade no Estado.
Maria Júlia Gonçalves, 29 anos, também mineira, assume a Central de Flagrantes da Delegacia de Umuarama. Também responderá pelos plantões da unidade.