Alunos de Umuarama participaram do Projeto Jovens Empreendedores em 2022
Mais de 1.200 estudantes do 5º ano da rede municipal de ensino finalizaram o desenvolvimento do Projeto Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP), realizado com a orientação da Secretaria Municipal de Educação (SME) em 2022.
Ao longo do ano os docentes do 5º ano desenvolveram 12 encontros tratando sobre questões do empreendedorismo. No projeto os alunos recebem orientações e treinamento sobre como empreender, constituem uma proposta de negócio, a colocam em prática e depois aplicam os lucros em atividades coletivas, beneficiando toda a turma.
O conteúdo fornecido pelo Sebrae inclui cartilha de orientação, para nortear as práticas pedagógicas, e material didático para o estudante realizar as atividades propostas com acompanhamento do docente, sob a supervisão da consultora Sirley Fátima de Souza.
“As temáticas eram narradas por um grupo de personagens apresentado no primeiro encontro, com o nome ‘Turma dos Jovens Empreendedores’. Os estudantes conheceram aspectos relevantes – inclusive de higiene – para a manipulação e comercialização de alimentos e refletiram sobre propaganda e a importância da inauguração de um empreendimento”, explicou a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso.
Após estudarem as temáticas, cada turma decidiu como seria a aplicação prática do projeto, ao lado das Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e da equipe gestora de cada unidade educacional. As atividades práticas envolveram toda a escola e a comunidade local.
“As turmas realizaram bazar de roupas e brinquedos usados, venda de picolé, de bolos gelados de produção própria, venderam cachorro-quente, mudas de flores, brigadeiro e geladinhos, entre outros empreendimentos”, informou a coordenadora pedagógica da SME, Patrícia Abucarma.
Na atividade prática os estudantes aplicam os conhecimentos teóricos adquiridos no curso. O dinheiro arrecadado como resultado das ações foi utilizado pelos estudantes integrantes do projeto para um momento de confraternização. Cada turma decidiu coletivamente a melhor forma de confraternizar.
Desta forma, com o apoio do setor de transporte escolar, neste mês os estudantes visitaram o shopping, boliche, cinema, chácaras com piscina, o Bosque Uirapuru, clubes e casas de festa infantil, além de realizarem momentos de confraternização com comidas diferentes.
“A Secretaria de Educação reforça a satisfação em renovar a parceria com o Sebrae e o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Agradecemos a dedicação de todas as unidades educacionais, das equipes gestoras e docentes, que se comprometem com as atividades propostas pelo projeto para que a prática fosse direcionada pelos conhecimentos aprendidos no material didático e vivência em sala de aula”, completou a secretária Mauriza Lima.
Escolas municipais e atividades realizadas
Escola Analides de Oliveira Caruso – Confraternização em clube
Escola Benjamin Constant – Confraternização no shopping
Escola Cândido Portinari – Entrega do material didático do projeto para crianças
Escola Carlos Gomes – Ida ao cinema
Escola Dr. Ângelo Moreira da Fonseca – Ida ao cinema
Escola Dr. Germano Norberto Rudner – Bazar do projeto JEPP
Escola Malba Tahan – Lanche saudável
Escola Sebastião de Mattos – Casa de festa Infantil
Escola Paulo Freire – Passeio no shopping
Escola Jardim União – Momento de confraternização
Escola Ouro Branco – Visita ao Espaço Torres
Escola Padre José de Anchieta – Jantar em pizzaria
Escola Vinícius de Morais – Visita ao Espaço Torres
Escola Souza Naves – Dia de confraternização
Escola Serra dos Dourados – Confraternização em piscina
Escola Papa Pio XII – Confraternização em buffet infantil
Escola Rui Barbosa – Passeio na Assemu
Escola São Cristóvão – Passeio no boliche
Escola Tempo Integral – Venda de bolo gelado
Escola Manuel Bandeira – Venda de cachorro-quente
Escola Municipal Evangélica – Estudantes participando da feira JEPP
Imagens de alguns desses momentos podem ser conferidas clicando aqui.