161 armas de fogo, incluindo fuzis e espingardas, foram apreendidos pela PM em Iporã
A Polícia Militar (PM) contabilizou 161 armas de fogo que foram recolhidas durante a apreensão histórica na manhã desta quinta-feira (19) na PR-323, em Iporã. A apreensão que já é considerada a maior de toda a história do Paraná.
OBemdito esteve no local e ouviu da PM que o arsenal foi recolhido dentro de dois caminhões com placas do Paraguai. A primeira situação aconteceu durante uma abordagem no posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Iporã. Um cão de faro policial sinalizou positivamente para a presença de materiais ilícitos dentro do veículo, o que motivou os policiais para a revista.
Inicialmente, os policiais encontraram um revólver na cabine do veículo, porém o animal continuou sinalizando para a presença de outros objetos relacionados ao crime, o que fez com que os policiais vistoriassem a carga de arroz do caminhão, e com ela, encontraram a primeira parte do arsenal.
A segunda apreensão aconteceu momentos após os policiais solicitarem o apoio do BPFron (Batalhão de Operações de Fronteira), que abortou outro caminhão próximo à Perobal também com placas do Paraguai que atravessava a rodovia. Dentro deste, os policiais encontraram o restante do armamento.
Em um dos veículos foram encontradas 93 armas de fogo, sendo 69 pistolas, 3 fuzis calibre 5.56, 21 espingardas semiautomáticas calibre 12, e um revólver municiado. No outro os policiais encontraram 68 armas, sendo 56 pistolas, 7 fuzis 5.56, 3 espingardas semiautomáticas calibre 12 e outro revólver também municiado, além de carregadores para as pistolas e fuzis em ambos os veículos.
O armamento foi encaminhado por comboios da polícia para a sede da Polícia Federal em Guaíra. Na manhã de hoje foi agendado uma coletiva de imprensa que contará com o Secretário de Segurança Pública do Paraná, o coronel Hudson Leôncio , e o Comandante-Geral da PM, o coronel Sérgio Almir Teixeira, que explicação mais detalhes sobre a ocorrência.
Os dois condutores dos veículos foram presos e encaminhados à PF.