Estado lança na próxima semana revista voltada para inovação e IA na gestão pública
O Governo do Estado lança na próxima quarta-feira (4) a primeira edição da “Revista Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública”, voltada ao incentivo e divulgação de pesquisas e estudos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. A publicação é fruto de um trabalho da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária e o Instituto Paranaense de Direito Administrativo (Ipda).
O lançamento oficial será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR), localizado no bairro Ahú, em Curitiba, durante o XXV Congresso Paranaense de Direito Administrativo. A Secretaria da Inovação oferecerá inscrições-cortesia para o congresso, destinado a servidores estaduais. As cortesias são limitadas e serão distribuídas por ordem de inscrição. Os servidores que tiverem interesse deverão encaminhar um e-mail para a Diretoria de Relações Institucionais da SEI ([email protected]) com nome, e-mail para contato, RG, CPF e órgão de atuação.
A primeira edição da revista tem como tema “Inovação nas Compras Públicas” e irá explorar as iniciativas e políticas públicas adotadas pelo Estado do Paraná no âmbito da modernização da administração pública. O periódico traz discussões acerca das conquistas e dos desafios por meio de artigos e relatos práticos de servidores públicos estaduais e municipais, bem como pesquisadores da área, professores da rede de ensino superior e representantes do setor privado. A versão digital vai ficar disponível de forma gratuita no site da editora Íthala após o lançamento.
O secretário da Inovação, Alex Canziani, explica que o Estado tem investido na capacitação de servidores públicos em pesquisas e compras públicas voltadas à inovação, através de oficinas práticas e agora com a nova publicação. “Nosso objetivo é estimular gestores públicos e a sociedade a se integrarem a essas novas modalidades de aquisição previstas pela Lei de Inovação, trazendo artigos que incentivem essa prática”, afirma.
A ideia é que a revista contribua para um debate edificante e inspirador, além de favorecer o crescimento do ecossistema local e servir de exemplo para criação de novas ações e soluções inovadoras. A periodicidade da publicação será semestral, com duas edições por ano. O próximo lançamento está previsto para dezembro.
Segundo o diretor de relações institucionais da SEI, Diego de Oliveira Nogueira, a revista pretende impactar principalmente os integrantes da tríplice hélice do ecossistema de inovação do Estado, composto pelo setor acadêmico com as universidades, a sociedade civil organizada, as startups e as administração pública e seus servidores. “O objetivo primordial é trazer uma reflexão sobre os impactos da inteligência artificial na inovação da gestão pública e também um relato sobre as primeiras experimentações da utilização do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação”, completa.
ESTRUTURA E CONTEÚDOS – A revista é organizada em quatro seções e apresenta 308 páginas com 22 artigos, escritos por 34 autores, incluindo o governador Carlos Massa Ratinho Junior e secretários estaduais. A primeira seção conta com a entrevista realizada pelo Comitê Científico da Revista com André Rauen, economista, doutor em Política Científica e Tecnológica e assessor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para abordar novos instrumentos jurídicos para modernização do serviço público.
A segunda seção, de caráter mais técnico, traz artigos científicos que contribuem para a temática e abordam conteúdos como o uso da inteligência artificial na gestão pública, fomento à ciência, tecnologia e inovação e contratações públicas. Trazendo artigos de opinião, a terceira sessão fala do ponto de vista dos gestores quanto ao uso da inteligência artificial e a modernização da administração pública.
Finalizando a revista, a quarta seção apresenta uma série de relatos de casos que detalham experiências com os instrumentos estabelecidos pelo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como outras práticas que contribuíram para o avanço do setor público. A seção também inclui análises sobre a implementação de políticas públicas inovadoras, destacando como essas iniciativas promovem maior eficiência e economicidade para o Estado.
CONGRESSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO – Realizado pelo IPDA, o XXV CPDA acontece entre os dias 3 e 6 de setembro, no Tribunal de Justiça e na sede da OAB-PR. O evento tem como foco discussões sobre a atualização dos institutos do Direito Administrativo frente às novas demandas e reformas legislativas, além de discutir a inovação na gestão pública. Ao todo serão 25 horas de palestras com os principais especialistas na área, além de conferências, painéis, mesas redondas e 3 TEDs, abordando decisões judiciais e administrativas e os temas mais relevantes do cenário jurídico atual.
Serviço:
Lançamento da Revista Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública
Data: Quarta-feira (4)
Horário: 13h30
Local: Auditório sede da OAB-PR – R. Cel. Brasilino Moura, 253 – Ahú, Curitiba – PR