Polícia Civil do PR aumenta em 261% as prisões na subdivisão de Cianorte em 2024
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou 65 prisões na Subdivisão de Cianorte, na região Noroeste do Estado, em 2024. O número representa um aumento de 261% na comparação com o ano passado, quando 18 capturas foram efetuadas. Com o maior número de prisões, as ocorrências de mortes violentas, roubos e roubos de veículos tiveram queda durante o período.
A 21ª Subdivisão Policial de Cianorte abrange os municípios de Barbosa Ferraz, Cianorte, Cidade Gaúcha, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Fênix, Guaporema, Indianápolis, Japurá, Jussara, Nova Olímpia, Quinta do Sol, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapira e Terra Boa.
Nessas cidades, os registros de mortes violentas caíram de 10 em 2023, para sete este ano (-30%). Com relação aos roubos, passaram de 80 para 41 registros (-48,7%). Já os roubos de veículos caíram de 27 em 2023 para oito em 2024 (-70%).
Os números alcançados neste ano são resultado de diversos investimentos do Governo do Estado que têm sido feitos nos últimos anos. Em 2023, 391 servidores foram contratados para integrar o efetivo da corporação. Somente para as subdivisões do interior foram destinados 281 deles, sendo 130 delegados, 108 investigadores, 15 escrivães e 28 papiloscopistas.
Segundo o delegado da PCPR Jonas Eduardo Peixoto do Amaral, chefe da 21ª Subdivisão de Cianorte, os resultados também são reflexo do trabalho integrado entre as forças de segurança. Para ele, a Polícia Militar do Paraná, foi essencial, pois troca de informações e a atuação conjunta em diligências contribuíram diretamente para os resultados positivos.
“Diante desses números, temos a responsabilidade para o ano de 2025 de melhorá-los de acordo com novas metas que serão estabelecidas, proporcionando maior segurança para toda a região”, conclui o delegado.