Aprova Paraná Universidades: consulta de notas e vagas começa na segunda-feira
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) abre na segunda-feira (20) a consulta de vagas para estudantes da rede estadual que se inscreveram no Aprova Paraná Universidades, programa inédito no País que vai destinar 20% das vagas nas sete universidades estaduais para alunos da rede pública.
O programa funciona nos mesmos moldes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizado em âmbito federal. O diferencial é que a nota utilizada será a da Prova Paraná Mais.
Ao todo, serão disponibilizadas 3.700 vagas em 1.283 cursos: 598 na Universidade Estadual de Londrina (UEL); 754 na Universidade Estadual de Maringá (UEM); 429 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); 490 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); 461 na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); 287 na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e 681 na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Outras 146 vagas são destinadas a pessoas com deficiência e 902 para pretos e pardos.
Em torno de 118 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da 4ª série de cursos subsequentes de 1.700 escolas de todo o Estado fizeram as provas, que aconteceram em novembro de 2024.
COMO FUNCIONA A CONSULTA – O estudante poderá visualizar sua nota e optar pelo curso ou universidade desejados. Para isso, foi criado um sistema integrado de aproveitamento dessas notas. Uma ferramenta desenvolvida para ser intuitiva e acessível, facilitando o processo de inscrição, acompanhamento e seleção dos candidatos que se enquadram nas cotas de escola pública, alinhando-se com a política de inclusão e diversidade das universidades estaduais.
O primeiro critério de desempate é a idade, mas se, eventualmente, dois ou mais estudantes tiverem nascido no mesmo dia e ano, o próximo critério será a análise documental junto à universidade, sendo levada em conta a renda familiar.
A Seed-PR alerta que durante o período de consulta o sistema pode apresentar instabilidade em decorrência de ajustes e da própria novidade.
APROVA PARANÁ UNIVERSIDADES – O programa, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), reforça o compromisso do governo estadual, por meio das universidades estaduais do Paraná, em colaborar com o desenvolvimento educacional e social do Estado.
PROVA PARANÁ MAIS– As provas para os estudantes de 3ª e 4ª séries, do final da etapa do Ensino Médio, matriculados nos cursos regulares e integrados à Educação Profissional, foram realizadas em dois dias e incluíram os componentes de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Redação; Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física e Química.