Atendimento psicológico para professores conta com educadores físicos e nutrição | Giro de Notícia

Atendimento psicológico para professores conta com educadores físicos e nutrição

banner principal
Seed amplia serviços de APP de atendimento psicológico para educadores físicos e nutricionistas Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

O projeto Bem Cuidar, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), que oferece atendimento psicológico e psiquiátrico para servidores da rede estadual por meio de uma plataforma de teleconsultas, foi ampliado – agora conta com serviços de educadores físicos e nutricionistas. Entre 2022 e 2024, o programa atendeu 7.621 servidores, entre professores e funcionários em todos os estabelecimentos de ensino, dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e da Seed em mais de 40 mil consultas psicológicas e psiquiátricas.

Estudos publicados têm demonstrado que fatores psicológicos, como estresse e ansiedade podem agravar o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, essas questões estão frequentemente associadas a uma maior prevalência de problemas como excesso de peso, diabetes, hipertensão e tabagismo.

Para a ampliação do programa, a Seed se baseou nestes estudos que citam a intervenção nutricional e a prática regular de exercícios físicos como eficazes também na redução de sintomas de depressão e ansiedade, oferecendo benefícios que podem ser comparáveis aos da psicoterapia.

PARCERIA – Na primeira etapa do programa, a Seed firmou um convênio com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, a partir de agora, a supervisão dos profissionais contratados, que prestam atendimento, é da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

As consultas são totalmente gratuitas e o número de sessões definido de acordo com a recomendação dos profissionais. O agendamento pode ser feito em até uma semana após a solicitação. O próximo passo é se conectar à plataforma no dia e horário estabelecidos para a sessão on-line.

SOBRE O APLICATIVO – O Bem Cuidar está disponível no Google Play e na Apple Store. Após fazer o download do app no smartphone, é preciso preencher um cadastro e solicitar atendimento com um dos profissionais. Neste ano, em uma semana, mais de 200 servidores já fizeram cadastro na ferramenta. Entre os benefícios do programa, estão, por exemplo, a redução de casos de ansiedade e estresse dos servidores; menos afastamentos para tratamento de saúde, além dos benefícios para os estudantes, que ganham professores mais saudáveis emocionalmente.

APROVAÇÃO – Nove entre 10 usuários que avaliaram o serviço responderam que indicariam o aplicativo. A nota dada aos profissionais de saúde que fizeram o atendimento foi 9,1. Sobre a forma de utilizar o app, a nota média foi de 7.8 e a maior parte dos avaliadores deu nota 8,1 para a qualidade do resultado do serviço prestado e de como ele refletiu na saúde mental de cada um.

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS