Carros com câmeras de ré e sensores de estacionamento passam a ser autorizados em autoescolas do Paraná; entenda mudança
Carros equipados com dispositivos tecnológicos foram autorizados a serem utilizados nas aulas de autoescolas e em exames práticos de direção da categoria “B”, que permite a condução de veículos de quatro rodas, com capacidade para oito passageiros e que não excedam 3.500 quilos.
A medida foi regulamentada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e entrou em vigor em janeiro deste ano.
De acordo com o Detran, a medida veio para auxiliar os novos motoristas com as tecnologias presentes em grande parte dos automóveis atuais e que facilitam a condução.
Além disso, a decisão também atende uma demanda das autoescolas, que têm dificuldades para adquirir veículos sem esses itens.
A regulamentação do Detran do Paraná autoriza o uso de veículos com as seguintes tecnologias:
- Câmeras de ré;
- Sensor de estacionamento
- Sistema de alerta de cinto de segurança;
- Assistente de partida em rampa e dispositivo start-stop, que desliga o motor quando o veículo está parado e religa no momento em que a condução é retomada.
A medida não abrange o sistema autônomo de condução e estacionamento, que não poderá ser utilizado durante o exame de direção caso o veículo tenha a tecnologia.
A regulamentação não obrigada a aquisição de veículos com essas tecnologias pelas autoescolas, apenas autoriza o uso.
Fonte: Por g1 PR e RPC — Curitiba