Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes

As ações do programa Bons Olhos Paraná, que vai realizar 67 mil consultas e exames oftalmológicos em estudantes das redes estadual e municipal de ensino em 93 municípios paranaenses, já começaram.
Na primeira fase do atendimento, os estudantes passam por um credenciamento e uma triagem. Após a avaliação inicial, aqueles que apresentarem problemas na visão serão atendidos em consultórios especializados instalados em uma carreta e um ônibus que vão percorrer o Paraná.
Entre os exames estão testes ortópticos, de retinografia colorida binocular, de biomicroscopia de fundo de olho e de mapeamento de retina. Posteriormente, alunos diagnosticados com problemas oftalmológicos receberão, de forma gratuita, óculos de grau com lentes antirreflexo e armações de acetato. Eles poderão escolher entre uma série de modelos e cores de armações disponíveis.
A iniciativa do Governo do Estado vai investir cerca de R$ 5,5 milhões. Além dos exames, serão distribuídos gratuitamente mais de 10 mil óculos em todo o Paraná. A coordenação do programa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef). Além do aspecto voltado ao aprendizado, programa servirá para prevenção da cegueira infantil e baixa visão.
SELEÇÃO – Os municípios que receberão a primeira etapa do programa foram selecionados a partir de indicadores sociais que caracterizam regiões e locais com maiores índices de vulnerabilidade. Entre eles, estão o Índice Ipardes de Desempenho Municipal Dimensão de Renda (IPDMRenda) e o Índice de Vulnerabilidade das Famílias Paranaenses. Também foram incluídos os municípios integrantes do programa Rota do Progresso, por serem aqueles com menor renda média comparada às demais localidades do Estado.