Com plataforma PIÁ, Estado oferece acesso a mais de 5,8 mil serviços na palma da mão | Giro de Notícia

Com plataforma PIÁ, Estado oferece acesso a mais de 5,8 mil serviços na palma da mão

banner principal
Com plataforma PIÁ, Estado oferece ao cidadão acesso a mais de 5,8 mil serviços Foto: Celepar

O Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma digital do Governo do Paraná, oferece mais de 5.800 serviços públicos do Estado, do governo federal e dos municípios. Desenvolvido em parceria com a Celepar, o PIÁ permite ao usuário realizar, de forma integrada, consultas como a laudos de exames laboratoriais, emissão de documentos de veículos e pagamento do IPVA.

Entre os serviços mais acessados, destacam-se a emissão de certificados de registro e licenciamento de veículos, consulta de medicamentos na Farmácia do Paraná, rede que pertence à secretaria estadual da Saúde, e emissão de credenciais de estacionamento para idosos. A consulta de contracheque e informe de rendimentos, com milhares de acessos mensais, comprova a praticidade do PIÁ para os servidores públicos.

Com isso, simplifica o acesso dos cidadãos a informações e serviços essenciais de maneira rápida e segura, pois reúne em uma única plataforma serviços de diferentes órgãos e níveis, facilitando a resolução de pendências para a população.

GOVERNO DIGITAL – A implementação do PIÁ faz parte do projeto de Governo Digital do Paraná, iniciado em 2016. Desde então vem consolidando o Estado como referência em transformação digital no setor público. Por meio da plataforma, a Celepar buscou oferecer uma experiência integrada e personalizada, com alta segurança e acessibilidade para o cidadão. A autenticação, baseada em biometria, documentos oficiais e token via SMS, garante uma navegação segura e sem riscos de fraude, elevando o nível de confiabilidade do serviço.

O PIÁ também envia notificações automáticas para lembrar os cidadãos sobre prazos, pagamentos ou agendamentos. Para serviços que exigem presença física, a Central de Agendamento permite ao usuário escolher o melhor horário, reduzindo filas e melhorando o atendimento. Com um assistente virtual inteligente e uma base de conhecimento sempre atualizada, a plataforma se adapta às necessidades dos usuários, proporcionando uma navegação mais intuitiva e facilitando o acesso aos serviços disponíveis.

COMO ACESSAR – Para utilizar os serviços do PIÁ, basta acessar o portal do Governo do Paraná em www.pr.gov.br, tanto pelo celular quanto no computador.

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS