Em operação do GAECO, Dentista do Paraná é suspeito de ser o maior comerciante de produtos odontológicos ilegais do país, diz MP

Um dentista que mora em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, é suspeito de ser o maior comerciante de produtos odontológicos ilegais do Brasil, segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
O profissional foi alvo de mandados de busca e apreensão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta (16).
Segundo o MP, a investigação busca apurar a prática dos crimes de importação, venda, exposição à venda e distribuição de produtos e equipamentos odontológicos sem o devido registro no órgão sanitário, em plataformas de e-commerce e em redes sociais.
As investigações apontam que todos os equipamentos anunciados nas plataformas e redes sociais do investigado são produzidos na China e seriam introduzidos no Brasil mediante declarações falsas às autoridades sanitárias e alfandegárias, sem passar por qualquer tipo de fiscalização.
Para o promotor Antônio Juliano Souza Albanez, a prática constitui crime contra a saúde pública.
Os mandados foram cumpridos na casa e na clínica odontológica do suspeito.
Durante as buscas, foram apreendidos celulares, computadores e aparelhos de raio-X e de ultrassom sem registro sanitário, afirma o MP.
“Com as buscas, o Ministério Público visa identificar a eventual existência de outras pessoas envolvidas no comércio ilegal, o que pode configurar a atuação de uma associação criminosa, além de apurar o número de produtos ilegalmente comercializados e o montante dos recursos obtidos pelo investigado com a atividade”, explica o órgão.
Fonte: g1 PR e RPC Ponta Grossa