Força-tarefa de combate a incêndios inicia treinamento de 600 brigadistas florestais
A Defesa Civil do Paraná começou nesta terça-feira (8) o treinamento dos brigadistas civis que farão parte da Força-Tarefa de Combate a Incêndios no Estado. Na primeira fase serão capacitados 78 brigadistas de 13 municípios do Norte e Noroeste do Estado, regiões mais atingidas pela estiagem, que levou o governador Carlos Massa Ratinho Junior a decretar situação de emergência no começo de setembro. No total, a força-tarefa vai treinar 600 brigadistas de 100 municípios que possuem ou estão localizados no entorno de Unidades de Conservação (UCs).
TREINAMENTO – Serão dois dias de formação, com 16 horas de aulas teóricas e práticas, com o uso de aeronaves contratadas pelo Governo do Paraná para ajudar no combate aos incêndios. Cada grupo é composto por 30 participantes que recebem noções sobre como os incêndios se comportam e como utilizar as ferramentas de combate. Na etapa prática, são aplicadas as instruções em eventos controlados de forma a aprender como garantir a segurança durante as ações.
O curso é realizado em parceria entre a Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O conteúdo foi adaptado a partir do curso ministrado pelo Programa de Prevenção de Incêndios da Natureza (Previna), do Governo do Paraná.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza este momento crítico de estiagem requer um esforço adicional do governo estadual. “Há alocação de recursos para lidar com a crise, com a viabilização de mais estrutura e equipes capacitadas para combater os focos de incêndio de forma rápida e eficiente, mesmo nos locais de difícil acesso. Esses novos brigadistas vão ajudar muito nisso”, avalia
Os 100 municípios da Força-tarefa de Combate a Incêndios vão receber ainda um kit pic-up com reservatório de água, uma bomba para o combate direto, um assoprador e um reservatório de água flexível para o transporte de 6 mil litros até o local do incêndio.