Ganhando o Mundo: 1,3 mil alunos passam pela preparação final antes do intercâmbio | Giro de Notícia

Ganhando o Mundo: 1,3 mil alunos passam pela preparação final antes do intercâmbio

banner principal
Ganhando o Mundo: 1,3 mil alunos passam pela preparação final antes do intercâmbio Foto: Gilson Abreu/AEN

Os 1,3 mil estudantes da rede estadual de ensino do Paraná selecionados para o programa Ganhando o Mundo 2025 participaram, nesta segunda-feira (25), de uma das últimas etapas de preparação para a viagem de intercâmbio. O evento, que teve palestras orientativas e motivacionais, contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Somente nesta edição do programa, que é a maior da história, o Governo do Estado vai investir, por meio da Secretaria Estadual de Educação, mais de R$ 106 milhões. “É o maior programa de intercâmbio do País, que dá a oportunidade para o jovem, muitas vezes de famílias humildes, conhecer país diferente, estudar lá e aprender uma nova língua. Isso tem mudado a vida de milhares de estudantes”, afirmou o governador.

Os primeiros embarques acontecem a partir de 2 de janeiro. Ao todo, 150 estudantes viajam para a Irlanda, 150 para o Reino Unido, 200 para a Nova Zelândia, 200 para a Austrália e 500 para o Canadá. Outros 100 estudantes de escolas agrícolas do Paraná viajarão para os Estados Unidos.

Todas as despesas são cobertas pela Secretaria de Educação, incluindo passagens, alimentação, hospedagem, materiais didáticos, seguros, vacinas, e a emissão de vistos e documentos. Durante o período do intercâmbio, os alunos também recebem um auxílio mensal de R$ 800.

ORIENTAÇÃO – O programa alcança todo o Paraná, contemplando ao menos um estudante de cada um dos 399 municípios do Estado, além de mais de 100 alunos que são beneficiários do Bolsa Família. Também foram selecionados estudantes de escolas indígenas e colégios cívico-militares.

Os alunos também acompanharam palestras que mostram o potencial que experiências como estas têm para mudar a vida deles. Um dos painéis contou com o relato do CEO da Alura, Paulo Silveira, que explicou como uma viagem de intercâmbio foi fundamental para que ele fundasse uma das maiores escolas de tecnologia do Brasil na atualidade, atendendo hoje mais de 800 mil pessoas.

A ampliação de repertórios culturais e acadêmicos é um dos principais pilares do programa, que tem como objetivo formar alunos com senso crítico e capacidade de liderança para lidar com as transformações que o mundo vem vivendo.

COLÉGIOS AGRÍCOLAS – Além dos alunos das escolas regulares da rede estadual de ensino, estudantes dos colégios agrícolas do Paraná também terão a oportunidade de participar de intercâmbios específicos pelo Ganhando o Mundo.

Os 100 alunos selecionados vão viajar para o Iowa, nos Estados Unidos, onde estudarão em escolas técnicas norte-americanas. Lá, além de terem toda a experiência cultural do intercâmbio, ainda vão aprender sobre técnicas e tecnologias de uma das agriculturas mais modernas do mundo.

O estado americano foi escolhido pela vanguarda nas tecnologias agrícolas, como uso de drones, sistemas de agricultura de precisão e irrigação, e por ter características climáticas e de solo parecidas com o Paraná.

GANHANDO O MUNDO – Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países da América do Norte, Europa e Oceania. O programa também já enviou quase 100 professores para o Canadá e a Finlândia para intercâmbios de capacitação e cerca de 100 diretores para o Chile, para períodos de imersão cultural e acadêmica.

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS