Mortes no trânsito de Umuarama diminuem em 2022, porém acidentes aumentam em mais de 10%
A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) informou nesta terça-feira, 10, que Umuarama registrou 1.084 acidentes de trânsito na área urbana, ao longo do ano passado, com seis mortes.Houve um crescimento aproximado de 10,5% em relação a 2021, quando o setor teve a confirmação de 985 acidentes, porém o total de vítimas em 2022 teve uma redução significativa já que no ano anterior nove pessoas perderam a vida nas ruas da cidade.Os números, revelados pelo secretário responsável pela Sestram, Elizeu Vital da Silva, também apontam crescimento da frota de veículos emplacados no município.
“Em 2021 Umuarama contava com aproximadamente 92 mil veículos, entre carros, motos, caminhões e ônibus. No ano passado esse volume aumentou para 94.600. Cerca de 30% da frota são constituídos por motos e motonetas, que respondem por mais de 50% dos acidentes registrados no ano – a maioria com condutores e passageiros feridos, quando não houve consequências mais graves”, explicou.Além do crescimento da frota, o secretário atribui o grande número de acidentes à imprudência ou falta de perícia dos motoristas. Vital lembra que o trânsito da cidade é bem sinalizado, tanto por faixas quanto por placas e semáforos.“A administração do prefeito Hermes Pimentel tem feito investimentos importantes no setor de segurança e de trânsito. Umuarama conta hoje com 42 cruzamentos semaforizados e 13 dispositivos de registro de velocidade com finalidade educativa (sem multa), os chamados ‘anjinhos’”, apontou.Além disso, a cidade conta com fiscalização eletrônica de avanço de sinal vermelho em 15 pontos de grande movimento, que atestam o desrespeito de muitos motoristas às normas de circulação de veículos. Em 2022 foram aplicadas 28.300 infrações de trânsito, caracterizadas como avanço de sinal vermelho. “Trata-se de uma infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira além de multa com valor expressivo”, lembra o secretário.O desrespeito às preferenciais e avanço em cruzamento de vias, semaforizado ou não, é responsável pela grande maioria dos acidentes registrados na cidade. “O cidadão precisa se conscientizar e respeitar as normas. Não adianta a cidade ser bem sinalizada se os condutores não respeitam a sinalização”, completou Elizeu Vital.IPVAO Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PR) informou na última semana que a previsão de arrecadação com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Umuarama, no exercício 2023, é superior a R$ 71 milhões, embora tenham sido lançados tributos referentes a 55.060 veículos.
A diferença – entre os tributados e o total da frota, superior a 94.600 – é explicada pelos critérios de isenção, que incluem a finalidade, o ano do veículo (a partir de 20 anos de uso não há mais cobrança do imposto) e particularidades do proprietário, que de acordo com critérios legais pode solicitar a isenção.
OBemdito com Assessoria