Novo recorde: rede estadual tem 50 mil novos alunos na Educação Profissional em 2025 | Giro de Notícia

Novo recorde: rede estadual tem 50 mil novos alunos na Educação Profissional em 2025

banner principal
Paraná avança na formação técnica e já soma mais de 123 mil estudantes na EPT Foto: Silvio Turra/SEED

A Educação Profissional e Técnica (EPT) da rede de ensino do Paraná alcançou um marco histórico em 2025, com mais de 50 mil novos estudantes. Esse número representa 39% dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, que agora terão a oportunidade de concluir a educação básica simultaneamente à formação técnica, adquirindo competências alinhadas às demandas do mercado de trabalho.

O programa, disponível em todas as regiões do Estado, abrange mais de 45 cursos em áreas como saúde, tecnologia da informação, comunicação, processos industriais, gestão, entre outras e conta, atualmente, com mais de 123 mil estudantes matriculados.

Em relação a 2024, quando aproximadamente 42 mil estudantes ingressaram nos cursos técnicos da rede estadual, o número de matrículas cresceu quase 20% neste ano. A comparação com 2019 é ainda mais significativa: naquele ano, cerca de 14 mil alunos iniciaram na modalidade, enquanto em 2025 esse número ultrapassou 50 mil, representando um aumento superior a 200%.

MERCADO DO TRABALHO – Com o objetivo de ampliar a educação profissional, a Seed-PR vem promovendo, nos últimos anos, a atualização das matrizes e planos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

MATERIAIS DIGITAIS – Com o objetivo de fortalecer a qualidade do ensino em todas as regiões do Estado, a Secretaria da Educação investiu no desenvolvimento e na implementação de materiais didáticos digitais. A estratégia envolveu a criação de conteúdos digitais adaptáveis, alinhados aos novos planos de curso, que garantem a uniformidade no ensino, independentemente da localidade da escola, desde a Capital até municípios menores.

O processo de elaboração dos conteúdos foi estruturado para subsidiar os docentes e coordenadores de curso, garantindo que todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem estivessem preparados para ministrar os conteúdos de maneira eficiente. A adaptação não só facilitou a disseminação de conteúdos de qualidade, mas também possibilitou maior flexibilidade para o ensino, respeitando os diferentes ritmos e necessidades dos estudantes.

EPT – Desde 2019, o programa já atendeu mais de 250 mil estudantes, consolidando-se como um dos principais projetos educacionais do Paraná. Ele permite que os alunos combinem o ensino médio regular com uma formação técnica, abrangendo mais de 45 cursos em áreas como saúde, tecnologia da informação, comunicação, processos industriais, gestão, entre outras. Atualmente, a Educação Profissional no Paraná conta com mais de 123 mil estudantes.

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS