Obra em Londrina: primeiro colégio agrícola tecnológico do Paraná atinge 17% de conclusão

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, esteve nesta semana em Londrina, no Norte do Estado, para acompanhar as obras do novo Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (CEEPA). A unidade, que atenderá à crescente demanda por formação técnica na região, representa um marco para a educação profissionalizante no Paraná por ser o primeiro colégio de tecnologia agrícola do Brasil.
Com investimento de aproximadamente R$ 20,7 milhões, o projeto está sendo executado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). Cerca de 17% da obra já foi executada e a entrega está prevista para fevereiro de 2026.
O colégio ocupará um terreno de aproximadamente 12 mil m², com 5 mil m² de área construída. A unidade estará localizada na região norte do município, área de rápida expansão urbana. Londrina foi escolhida para sediar o CEEPA por ser um polo tecnológico do agronegócio no Paraná, reunindo diversas empresas do setor.
O novo modelo educacional proporcionará aos adolescentes do Ensino Médio uma formação técnica voltada à tecnologia aplicada à agricultura e à pecuária. O currículo incluirá componentes curriculares como capacitação em operação e manutenção de drones.
CEEPA – O Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola de Londrina será um colégio inovador, preparado para suprir a demanda do agronegócio por mão de obra especializada na região. No local, os alunos terão contato direto com equipamentos agrícolas, como tratores, colheitadeiras e plantadeiras, que serão desmontados e montados durante as aulas, possibilitando aprendizado técnico detalhado.
O ensino técnico ofertado será inspirado em modelo criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a empresa automobilística Audi, no início dos anos 2000.
O colégio contará com 12 salas de aula e capacidade para atender aproximadamente 700 alunos. A infraestrutura também incluirá laboratórios pedagógicos, pátio coberto, biblioteca, anfiteatro, quadra poliesportiva e sala multiuso. Diferentemente de outros colégios agrícolas, a unidade de Londrina não contará com internato devido à alta demanda por vagas.
Mantidos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), os colégios agrícolas integram a rede estadual de ensino e ofertar uma variedade de cursos, que vão de técnicas agrícolas a áreas como saúde, tecnologia e meio ambiente. Essa diversidade permite que os alunos escolham a formação que mais se alinha aos seus interesses profissionais.