Operação Força Total: 5ª edição nacional da ação integrada de segurança pública produz resultados positivos para a população paranaense | Giro de Notícia

Operação Força Total: 5ª edição nacional da ação integrada de segurança pública produz resultados positivos para a população paranaense

banner principal
Foto: Divulgação/PMPR

Nesta quinta-feira (25), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) integrou a quinta edição da “Operação Força Total V – Polícias Militares a serviço do Brasil”. A ação, coordenada a nível nacional, envolveu as corporações militares de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, visando a preservação da vida e o cumprimento das leis, fortalecendo a atuação das polícias militares em todas as regiões do país.

O foco principal das ações esteve no policiamento de proximidade e sua intensificação em locais de grande circulação de pessoas, áreas comerciais e nos bairros. As iniciativas tiveram o foco de prevenir a ocorrência de diversos tipos de delitos, ao mesmo tempo em que demonstravam a capacidade da instituição em responder efetivamente às ações em desconformidade com a lei, eventualmente já ocorridas.

RESULTADOS DA OPERAÇÃO – No Paraná, foram empregados mais de 1,5 mil policiais militares e 650 viaturas e motocicletas, somente no âmbito da operação. Dentre os resultados obtidos, foi realizada a prisão de 57 pessoas, 670 boletins de ocorrência foram lavrados e 18 termos circunstanciados por infrações penais diversas. No total, 6.318 pessoas foram abordadas e 401 locais foram vistoriados.

No enfrentamento ao crime e visando a preservação da vida, foram apreendidas seis armas de fogo e 32 munições. O combate ao tráfico de drogas resultou na apreensão de mais de 200 quilos de maconha e 1,5 kg de outras drogas. Foram vistoriados 3.297 veículos, com 89 deles sendo recolhidos ao pátio e nove veículos recuperados de furto ou roubo. Na esfera administrativa, foram lavrados 567 autos de infração de trânsito.

CRIMES AMBIENTAIS – A operação também apresentou resultados no combate aos crimes de natureza ambiental, resultando na apreensão de 1.250 metros cúbicos de carvão, cerca de 36 m³ de toras de madeira e mais de 172 de madeira em lenha. Além disso, uma área de 3.892 hectares de desmatamento foi identificada.

Para o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer, todas estas ações, além de reforçarem o policiamento de proximidade, buscaram também fortalecer a presença policial de maneira ostensiva. “Nossa atuação visou desestimular ações criminosas e ampliar o acesso da comunidade aos serviços prestados pela corporação, promovendo e fortalecendo a integração entre a PMPR e a sociedade”, acrescentou o Subcomandante-Geral da PMPR.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar do Paraná

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS