Polícia Ambiental resgata aves silvestres mantidas em imóvel rural de Umuarama
A Polícia Militar Ambiental, a Força Verde (PMAmb/FV) resgatou 5 aves silvestres que eram mantidas em um imóvel próximo ao distrito de Carbonera, na zona rural de Umuarama, na manhã desta quinta-feira (26).
De acordo com a FV, a ação – no âmbito da Operação Hórus – aconteceu em conjunto com equipes do Ministério Público do Trabalho (MPT), que vistoriavam imóveis rurais nos municípios de Umuarama, Douradina, Ivaté e Maria Helena, buscando verificar as condições de trabalho e possíveis irregularidades de funcionários rurais.
Em uma das propriedades vistoriadas, próximo ao distrito de Carbonera, em Umuarama, os policiais constataram 2 papagaios (Psittacidae) e 3 graúnas (Molothrus oryzivorus) que estavam sendo mantidos em uma chácara sem a devida licença, configurando a infração ambiental.
O proprietário foi multado em R$ 2.500 e autuado por crime ambiental. Os animais foram recolhidos e entregues para o Instituto Água e Terra (IAT) de Umuarama, que deverá realizar a soltura em local apropriado.