Polícia Civil prende jovem e apreende adolescente acusados de homicídio em Umuarama
A Polícia Civil de Umuarama deflagrou nesta sexta-feira (13), a operação Cronos I com o objetivo de apurar um crime de homicídio ocorrido no mês de novembro do ano passado, nas imediações da Praça Tamômio, quando foi morto Leonardo de Andrade Batista de 22 anos.
De acordo com as investigações, que estão sendo coordenadas pelo delegado operacional da 7ª Subdivisão Policial, Leonardo Rodrigues Martinez, um adolescente e um jovem de 21 anos são acusados do crime.
Em um vídeo divulgado nesta sexta-feira, o delegado operacional e o delegado-chefe da 7ª SDP, Gabriel Menezes, falaram sobre a operação e destacaram que o Grupo de Diligências Especiais (GDE) vinha investigando o crime.
“A equipe do GDE deu cumprimento de um mandado de internação e de busca e apreensão domiciliar em desfavor de um adolescente infrator, bem como, um mandado de busca e apreensão contra um homem de 21 anos, também suspeito, no bairro Jardim Shangrilá”, contou o delegado operacional.
Ainda de acordo com ele, os suspeitos foram identificados por conta de um capacete branco que havia sido levado no dia do crime. “Identificados os suspeitos do crime, a autoridade policial representou, junto ao poder judiciário, pela busca e apreensão domiciliar e a apreensão do adolescente suspeito de ter praticado a execução do crime” pontuou Martinez.
Conforme o delegado Gabriel Menezes, ao que tudo indica, o menor seria o executor do homicídio. “Ele que teria efetuado os disparos contra a vítima, enquanto o maior, conduzia a motocicleta. As investigações ainda estão em andamento para estreitar a identificação deste maior e também responsabilizá-lo criminalmente”, finalizou.
A suspeita, segundo a Polícia Civil, é de que o autor e vítima eram traficantes de drogas e divergiram em relação a logística da associação criminosa, o que levou ambos a um conflito que culminou na morte. O adolescente infrator ficará à disposição do poder judiciário.
Durante a operação também foram apreendidas uma motocicleta, que teria sido usada no dia do crime, além de um capacete, uma máquina de cartão, R$ 1.700 em dinheiro e quatro aparelhos celulares.
Crime
Leonardo de Andrade Batista, de 22 anos, foi morto no dia 12 de novembro na casa da avó, quando dois homens chegaram em uma moto e chamaram a vítima.
Segundo a avó, que estava na sala com o jovem, ele teria saído para atender e, logo em seguida, foi alvejado por disparos de arma de fogo. Após o crime, os suspeitos fugiram tomando rumo ignorado.