Sanepar recolhe mais de 48 toneladas de lixo no Litoral em apenas 6 dias
Pelo 13º ano consecutivo, a Sanepar faz a coleta do lixo nas praias paranaenses com o objetivo de deixar os espaços da orla limpos e bonitos aos veranistas que buscam no Paraná o recanto para o veraneio. Do dia 28 de dezembro até o segundo dia de 2025 foram coletadas mais de 48 toneladas de resíduos nas areias das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
A média da coleta ultrapassa 8 toneladas/dia. Somente no dia 30, foram retirados das areias mais de 9,5 mil quilos, o maior volume registrado na temporada. Embora não tenha superado o recorde do ano passado, que chegou a 14 toneladas no primeiro dia do ano, o volume acumulado nos seis dias de trabalho soma quase três toneladas a mais que o mesmo período de 2023/2024.
O trabalho de limpeza coordenado pela Sanepar é feito somente na faixa de areia do litoral. As limpezas das ruas dos balneários são de responsabilidade das prefeituras dos municípios.
Os mais de 8 mil quilos de resíduos, retirados em média por dia nos balneários paraenses, são compostos por latas de refrigerantes e de cerveja, garrafas de vidro, restos de alimentos e frutas, canudos, papel, bitucas de cigarro e plásticos nas suas mais variadas formas. Na areia mesmo, nas áreas de transbordo, a parte do lixo que pode ser reciclado é separada e acondicionada em sacos azuis para a coleta das cooperativas de reciclagem. Os resíduos orgânicos são dispostos em sacos pretos para serem direcionados aos aterros sanitários.
RECICLÁVEL – São recicláveis as latas, lacres e embalagens de alumínio, tampas e copos plásticos, garrafas de vidro, garrafas pet, isopor, canudos, embalagens de protetor solar e de repelente, potes de creme, haste de cotonete, papeis e plásticos de modo geral.