Serviço de Atendimento Psicológico de Umuarama inicia atividades com ações do Janeiro Branco
Para iniciar 2023 com atividades de apoio às crianças que formam o Grupo Terapêutico atendido no SAP (Serviço de Atendimento Psicológico), ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, a equipe de profissionais aproveitou para trabalhar o tema “A Vida Pede Equilíbrio”, em referência ao Movimento Janeiro Branco – que discute a incidência cada vez maior de estresse e ansiedade entre as pessoas.
A psicóloga Nathalia Ynae Giroldo Marrique, coordenadora do SAP, conta que este foi o primeiro encontro depois das férias de final de ano. “Retornamos recepcionando o grupo terapêutico com um piquenique delicioso, compartilhamento de forma divertida as experiências vividas nesse período (que também chamamos de anamnese) e a técnica de relaxamento ‘abraço da borboleta’, que busca desfazer as tensões físicas, mentais e emocionais.”, detalhou.
Segundo Nathalia, na ‘anamnese divertida’ foram realizadas perguntas e sorteios de cartas por meio de um dado, abordando temáticas envolvendo saúde, família, escola, amigos, tecnologia e subjetividade. “Cada criança retirou uma carta e todas responderam conforme a sequência. Logo após a conversa, fizemos um piquenique com bolo, biscoito, pipoca e refrigerante”, conta.
Mais saúde mental
O prefeito Hermes Pimentel acompanha o trabalho realizado pelo SAP no atendimento aos cidadãos, desde que assumiu a administração municipal em setembro de 2021, tendo inclusive autorizado a contratação de mais oito profissionais para atuar no setor.
“Cuidar da saúde mental do cidadão é parte importante das ações realizadas pela Secretaria de Saúde, por meio da Rede de Saúde Mental existente no município. E estamos sempre atentos, pois sabemos que essa vida moderna, a pandemia e outros fatos têm feito aumentar o número de pacientes que precisam desse apoio”, comentou Pimentel.
Para se ter uma ideia, segundo relatórios do SAP, em 2021 foram atendidas 4.712 pessoas e em 2022 foram 19.390, um aumento de nada menos que 311%.
“Nossa equipe atende mensalmente a mais de 2.000 pessoas com transtornos mentais graves. Utilizamos o sistema de ‘matriciamento’, onde há a discussão dos trabalhos e tarefas das equipes multiprofissionais que atuam neste setor de saúde mental, oferecendo todo suporte técnico-pedagógico às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população”, define.
OBemdito com Assessoria