Treinamentos de segurança da Copel atendem comunidades ribeirinhas de 26 municípios | Giro de Notícia

Treinamentos de segurança da Copel atendem comunidades ribeirinhas de 26 municípios

banner principal
Comunidades ribeirinhas participam de treinamentos de segurança realizados no entorno das usinas da Copel Foto: Copel

A Copel concluiu um ciclo de ações educativas e exercícios simulados com o objetivo de orientar comunidades ribeirinhas que moram no entorno das usinas hidrelétricas da companhia para agirem de forma segura em eventuais emergências nas proximidades. Encerradas nesta semana, as ações aconteceram em 26 municípios do Paraná.

Todo o trabalho, previsto na Política Nacional de Segurança de Barragens estabelecida pela lei nº 12.334/2010, busca divulgar informações importantes a respeito da operação das usinas e apresentar os planos de ação estruturados pela Copel e a Defesa Civil para situações emergenciais.

Nos exercícios simulados, as pessoas conhecem o modo de emissão dos alertas e acionamento de sirenes, as rotas de fuga e pontos de encontro sinalizados com placas, além da forma de se proteger em cada caso. Para a proteção de todos, as placas de sinalização devem ser bem cuidadas e mantidas nos locais corretos.

CADASTRO – Na região de cada empreendimento foi atualizado o cadastro de quem mora ou tem alguma propriedade na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), que são áreas mais próximas às barragens e que poderiam ser afetadas mais rapidamente se houvesse uma emergência. Esse levantamento resultou na realização de 817 entrevistas e 1.608 cadastros para as 12 usinas. Os dados coletados são fundamentais para a definição de estratégias adequadas de evacuação e resgate, se necessários.

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS