Umuarama registra 188 casos de Covid em quatro dias; entre os pacientes estão dois bebês
De volta às atividades normais nesta segunda-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde anuncia que 188 novos casos de covid foram confirmados na cidade, com dados acumulados desde a quarta-feira da semana passada (4 de janeiro).
São 112 mulheres, 73 homens e três crianças – um bebê de sete meses e outro de um ano, ambos ainda sem imunização, e uma menina de 11 anos, que tomou duas doses da vacina.
Segundo os relatórios sobre a ocupação de leitos exclusivos para tratamento da covid-19, disponibilizado pelas instituições hospitalares, existe hoje apenas uma pessoa de Umuarama internada – trata-se de um senhor de 84 anos, que está na UTI do Hospital Uopeccan (ele tomou três doses da vacina).
Existem hoje 320 pessoas em isolamento domiciliar, considerando que há 294 casos ativos e outros 26 tratados como casos suspeitos. Desde o início da pandemia, em março de 2020, 41.563 pessoas receberam diagnóstico positivo da doença e deste total 40.912 se recuperaram. O total de óbitos neste período continua em 357.
Nos primeiros nove dias deste ano, 321 casos de covid já foram confirmados – o que dá uma média diária de 36. Em Umuarama, mulheres são as que mais são contaminadas pelo vírus SarS-CoV-19, representando 63%; já os homens são 35% e crianças 2%.
A diretora da Vigilância em Saúde, Sandra Pinheiro, alerta que os cuidados básicos para conter a contaminação devem ser retomados ‘com urgência’ na cidade. “Infelizmente temos de voltar a dar atenção àqueles cuidados necessários, como lavar as mãos, utilizar álcool em gel, utilizar máscara em lugares de grande aglomeração de pessoas ou se tiver algum sintoma de gripe (como coriza ou tosse) e principalmente buscar completar o ciclo vacinal”, aponta.
(Assessoria PMU)